domingo, 31 de janeiro de 2010

Dignidade e altivez

O título desta postagem nada tem a ver com alguma obra da notável romancista inglesa Jane Austen; na verdade, talvez o melhor título fosse: Todo o mundo é incompetente, inclusive o Blogger... Sobre isso, não deixe de ler a primeira postagem (Objetivo do blog).

O blogueiro deste blog respeita e admira muito o Blogger, tanto que utiliza suas facilidades, entre tantas disponíveis, e até o recomenda na seção “Links competentes”. Quanto a isso, o blogueiro se julga competente...

No entanto, o competente Blogger cometeu algo incompreensível: censurou o Blog da Santa, dedicado à arte, cultura e política (verdades e mentiras), com uma constrangedora resalva não especificada; algo parecido com as “forças ocultas” alegadas por ex-presidente da República, em meados do século passado.

Santa, com muita dignidade e altivez, encerrou seu vitorioso e prestigiado site no Blogger e o transferiu para o Velho Mundo.

O leitor destas mal traçadas linhas poderá visitar o antigo Blog da Santa por meio deste link e avaliar se a sensura foi ou não competente (chegando lá, clicar no “aviso” ESTOU CIENTE E QUERO CONTINUAR); depois de deleitar-se com o blog antigo, é só continuar a deliciar-se com o novo blog (link).

Os blogs da Santa também estão listados em “Links competentes” deste blog.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

As Mãos de Eurídice

Os dois casos testemunhados pelo blogueiro, e relatados a seguir, nada têm a ver com o clássico monólogo de autoria de Pedro Bloch, médico foniatra e dramaturgo naturalizado brasileiro.

1) Na seção de padaria de grande supermercado: a atendente, com luvas estéreis, entre um atendimento e outro varre o piso, abre e fecha a tampa da lixeira, arruma caixas em baixo do balcão e realiza outras pequenas rotinas, com as mãos enluvadas. Chegando um cliente, empacota alguns pães com as mãos “protegidas” com as “mesmas” luvas e reinicia o ciclo de limpezas alternadas com atendimento.

2) Em consultório odontológico: a “assistente” do dentista necessita sair rapidamente para ir a outra sala da clínica. Sai com as mãos enluvadas, máscara de proteção e pantuflas. Algum tempo depois retorna, com os mesmos paramentos, e continua auxiliando o “médico odontólogo”.

Providência do blogueiro: informou à gerência do estabelecimento e da clínica e trocou de prestadores de serviços.

Mas já que foi usada a metáfora do título, o mínimo que se pode fazer é prestar uma homenagem ao competente dramaturgo Pedro Bloch, com os links abaixo:

Biografia de Bloch; As Mãos de Eurídice; representação da peça.

SAC – Serviço de Atendimento ao Cliente

Esse serviço está regulamentado pelo Decreto nº 6.523, de 31/7/2008 (texto), mas sua execução diretamente pelas organizações, ou por empresas terceirizadas, por meio do telefone, deixa muito a desejar. Quando o serviço é prestado diretamente, a principal causa dos aborrecimentos aos usuários é o treinamento deficiente dos atendentes. Quando o serviço é prestado por firmas terceirizadas, à falta de treinamento se soma a completa ausência de comprometimento do atendente com a empresa representada e, de cambulhada, com o reclamante.

Empresa de prestação de serviço público, com grande demanda em nível nacional, inicia seu atendimento por meio de máquina de responder, utilizando sistema de inteligência artificial – e ponham “artificial” nisso. No final do preâmbulo, a máquina “inteligente” fornece ao pobre diabo reclamante um número de protocolo, para servir de referência futura: um código com 15 algarismos; na casa dos quatrilhões, portanto. Provavelmente o presidente, os diretores e os principais executivos dessa empresa nunca recorreram ao seu SAC, para nada.

Recomenda-se aos gerentes de empresas que utilizam esse tipo de atendimento que façam de conta que têm um problema e tentem usar seu SAC, só para verem a qualidade do atendimento. De modo geral, recomenda-se aos gerentes de todos os níveis, de qualquer organização, que se coloquem no lugar de seus clientes e tentem obter uma informação em suas empresas sobre seus serviços; telefonem para seus gabinetes, com a voz disfarçada, e finjam um problema qualquer. Se o mau atendimento não for uma “política” da empresa ficarão, na maioria das vezes, surpreendidos com o péssimo serviço. A boa notícia é que poderão corrigir os problemas, se quiserem.

Felizmente há exceções; veja um caso de excelente atendmento em:
http://incompetencianocotidiano.blogspot.com/2011/08/um-caso-de-atendimento-muito-competente.html
















quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Objetivo do blog

Este blog tem o objetivo de registrar comentários sobre nosso dia a dia e os pequenos – infelizmente alguns são grandes – dissabores que sofremos por aí. É lógico que não são propositais – a maioria; são, antes, frutos de desatenção, de uma certa incompetência no trato de detalhes aparentemente sem importância, mas que, para as “vítimas”, são altamente inconvenientes. Um ou outro daria para se levar na esportiva. Mas são tantos...

De qualquer maneira, somos todos incompetentes em algo e deixamos, sem excessão, um rastro de pequenas incompetências onde os outros tropeçam e os lançam contra nossas mães que, afinal, procuraram ser competentes no preparo de seus filhos para, com competência, serem úteis à sociedade.

A propósito de incompetência, recomendo, se me permitem, a leitura de um livro extremamente competente sobre o tema:

Todo o Mundo é Incompetent-
e, Inclusive Você.

Título original: The Peter Principle

O título está assim mesmo na capa. Trata-se de sutil competência da editora: errou propositalmente na separação silábica da palavra incompetente para confirmar a tese.
Seu autor é o proficiente escritor e educador Laurence J. Peter; edição: Livraria José Olympio Edtora, (edições esgotadas).

Comentários, sobre a obra e seu autor, podem ser encontrados na Wikipédia no endereco (e link associado)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Incompet%C3%AAncia

A José Olympio não existe mais. Sua história esta resumida em
http://veja.abril.com.br/061206/p_136.html

Seus sucessores dariam extraordinária demonstração de competência se reeditassem a obra. Enquanto isso, “Todo o Mundo é Incompetente” pode ser encontrado no mercado de livros usados.

Eis uma lista:
http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&rlz=1I7GGLL_pt-BR&num=100&q=isbn+8503001411&btnG=Pesquisar&meta=lr%3Dlang_pt&aq=f&oq=

Eis a capa: